sábado, 19 de outubro de 2013

Treinamento diário: respiração.

No último final de semana de setembro tive a oportunidade de participar do curso de Karatê-Do da linhagem do mestre Asai com o Shihan Kousaku Yokota, ocasião em que aprendemos bastante sobre modalidades de treino, estilos variados de kata, além do intercâmbio cultural sempre enriquecedor.

O treino não termina no tatame, ou no dojo. Tal como o ensino de sala de aula, o aprendizado deve ser perseguido e aplicado cotidianamente, nos diversos âmbitos de nossa vivência. Sendo assim, divulgo aqui um dos textos (já em português, conforme publicação original em seu blog) do Mestre Kousaku Yokota, sobre respiração. 

Importante frisar que o treinamento respiratório não se restringe à prática do karatê-do, podendo ser utilizado por todos, praticantes de lutas ou não, como poderemos constatar no texto a seguir. Aproveitem!

Exercício de respiração

Todos nós sabemos que a respiração é importante, mas poucos senseis ensinam como exercitar ou controlar a respiração.
Existem muitos exercícios, mas hoje eu vou lhe dar um simples que vai melhorar a sua respiração.
Primeiro: quantas vezes você respira em um minuto? De acordo com a Wikipédia, um adulto respira em média de 12 a 18 vezes por minuto. Se você é um atleta ou um faixa preta de karate, provavelmente você respira menos do que isso.
Zen meditation 1A dica é que é melhor respirar menos, o que significa que você vai ter uma respiração mais longa no processo. Uma respiração rápida e curta não é um sinal de boa saúde. Você já viu pessoas doentes e pessoas obesas realizando esse tipo de respiração. A meditação zen trabalha com respiração lenta, e ela serve para melhorar a saúde tanto mental quanto física. Se você tem ido a aulas de meditação zen ou de yoga, eu tenho certeza de que você aprendeu como ter uma respiração mais lenta e mais longa. Aqui você não precisa praticar a parte da meditação. Você se senta à vontade numa cadeira ou no chão.
Então, confira quantas vezes você respira normalmente. Aí você descobre que respira dez vezes ou algum outro número de vezes. A sua contagem será muito alta a não ser que seja menos que duas vezes. Em outras palavras, eu estou propondo que você respire duas vezes por minuto, o que significa 30 segundos para cada ciclo de respiração. Pode ser difícil, mas tente igualar o tempo para inspiração e expiração. Assim, você precisa inspirar usando 15 segundos. Gastar mais tempo inspirando é mais difícil do que expirar lentamente. Depois de expirar completamente, você tende a aspirar o ar imediatamente em vez de respirar de forma lenta, porém constante. Bem, é exatamente nisso que consiste o exercício e o treinamento para aprender a ter esse controle com a sua respiração.
Se duas vezes por minuto é um desafio muito grande, comece com quatro vezes. Você vai levar cerca de 15 segundos para um ciclo de respiração, no qual você vai gastar entre 7 e 8 segundos para inspirar e também para expirar. Quando você se tornar confortável mantendo essa respiração em intervalos de uma hora ou mais, então você estará pronto para reduzir para três vezes por minuto, e finalmente para duas vezes.
Esse é o objetivo final? Não, o objetivo seria uma vez ou menos. O meu intervalo médio de respiração é cerca de duas vezes por minuto agora, e quando eu exercito a respiração eu tento reduzir para uma vez, o que significa 30 segundos para inspirar e 30 segundos para expirar. Eu também passo um período de cerca de cinco segundos prendendo o fôlego depois de completar tanto a inspiração quanto a expiração. Mais uma vez, prender a respiração quando seus pulmões estão cheios é mais fácil do que quando eles estão vazios. Depois de prender o fôlego por cinco segundos com os pulmões vazios, fica mais difícil manter o ritmo da respiração lento e constante.
Breathing 2Experimente este exercício simples e veja se você pode prolongar o seu ciclo respiratório. Um dos exercícios que você pode praticar enquanto estiver dirigindo é este exercício de respiração. Ele vai mantê-lo relaxado e você vai ficar menos cansado de dirigir se praticar a respiração lenta. Se você gosta de ler livros, então este exercício é perfeito para acompanhar as suas leituras. Você vai apreciar a leitura e os seus olhos não vão cansar tão rápido quanto antes. Se também você trabalha na frente de um computador por um longo período, este exercício vai ajudá-lo a manter sua concentração. Os benefícios são quase ilimitados e uma coisa maravilhosa sobre o exercício respiratório e que você pode praticá-lo quase a qualquer momento e em qualquer lugar. Depois de acostumar-se a esse exercício na sua vida diária, você pode facilmente acrescentá-lo ao seu treinamento de karate.
Depois do exercício, conte-me se você se sentiu melhor ou se melhorou o seu treinamento de karate. É claro, treinar isto um dia apenas não vai provocar nenhum impacto visível, mas eu tenho certeza de que você pode sentir que este exercício fará você sentir-se melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário