segunda-feira, 6 de maio de 2013

Pensamentos e emoções guardadas no coração!

A internet ontem me boicotou de publicar o sentimento de saudade e de tristeza compartilhados pela comunidade Paraense, acadêmica e do círculo grandioso de amigos... Ainda assim, fiquei emocionado com tantas palavras bonitas escritas no facebook pelos amigos de nosso grande mestre: Ney Sardinha!

O contato inicial foi no CESUPA, sendo seu aluno de Direito Constitucional, entre puxões de orelhas severos e risadas gostosas, dentro e fora da faculdade. A amizade se intensificou com as conversas durante a musculação, quando descobri algo comum entre seus alunos: a amizade do professor Ney era intergeracional. Nossos pais são seus amigos, e assim seremos! Aliás, em classe era comum escutarmos ele falar com seu sorriso habitual que iria parar de dar aula quando chegassem os netos de seus alunos...  

Como tudo tem sua hora, até a hora de lanchar (sempre fora de sala), de sentar corretamente na cadeira ou de conversar ebriamente, os anjos vieram buscar uma alma bondosa para fazer a revolução nos céus!

Essas palavras fortes, precisas, sem medo de provocar e construir um mundo melhor ao seus netos e aos de seus alunos ficaram marcadas na memória, como motivação de ir em busca de ideais sempre grandiosos, magníficos, como foi o homem que me ensinou isso. Quando ouvi no dia da solenidade o parabéns do Ney pelo discurso (que elaborei com forte influência de seus pensamentos) me senti muito feliz! Mais feliz ainda de ter feito parte da turma que recebeu o seu nome como forma de homenagem. 
Turma Raimundo Ney Sardinha de Oliveira - CESUPA/DI10NA/08
Os abraços, os apertos de mão, os brindes serão eternizados pela saudade. Porque só fica o que é bom, o que nos faz bem. E o professor será sempre relembrado, requisitado, fonte de motivação quando nos depararmos com as dificuldades de nossa política e as atrocidades sem vergonha perpetradas por homens inescrupulosos, corruptos, para que nos tornemos fortes e conscientes com o mundo em que vivemos, à sua semelhança.

Achei interessante transcrever um trecho do filme V de Vingança que retrata as ideias do homem:

"(...) Testemunhei em primeira mão a força das ideias. Vi gente matar em nome delas e morrer defendendo-as. Mas você não pode beijar uma ideia. Não pode tocá-la ou abraçá-la. Ideias não sangram. Ideias não sentem dor. Elas não amam. E não é de uma ideia que eu sinto falta. É de um homem. Um homem que jamais esquecerei.(..)".
Vá em paz! Nossas orações são para nosso conforto e tranquilidade para seus familiares. Continuaremos lutando por aqui!

Noite de solenidade: "Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro" (D. Pedro II).


Nenhum comentário:

Postar um comentário