terça-feira, 18 de junho de 2013

O Gigante acordou.

Cerca de 200 mil pessoas protestaram ontem, 17.06.13, no mesmo momento por todo o Brasil, de forma mais velada ou exaltada. Sem contar as manifestações de apoio ao redor do mundo, o que gerou, inclusive, destaque na mídia internacional. Algumas considerações.

Nunca mais havíamos observado uma união de tantas pessoas com interesses distintos, origens diversas, nas ruas protestando por... BRT, Saúde, Educação, escola, facebook, passe livre, meios de transporte, contra a corrupção, abaixo a mídia golpista, Fora Jader, Força Lúcio Flavio, inflação, gramado dos estádios, fora Copa, mais investimentos, aumento do salário mínimo, direito das minorias, belo monte, índios, respeito, homossexuais, mais feriados, vagas na universidade, ENEM, aposentadoria, transparência.... ufa! 

Protestando, enfim, por um único motivo, não aguentamos mais!!

Não caia no cinismo de uma geração acomodada com as atrocidades que cometem contra o seu salário, contra a sua dignidade e fique de braços cruzados dizendo que isso não dá em nada. Continue sentado na sua poltrona, na sua lan house escrevendo que a população é 'ingnorante' e que nossa única arma é o voto aos bons políticos, e espere a mudança cair do céu

Primeiro: muita gente se mobilizou por uma causa, e fez isso em paz. Já mudamos alguma coisa. Minimamente, ensinamos a polícia que deve agir com humanidade e respeito aos cidadãos. Mostramos que O governo deve se preocupar com o seu povo. Chamamos a atenção de segmentos sociais ainda sem ideia do que está acontecendo.

Com relação a isso, não justifique seu comodismo com palavras de desestímulo. Só para citar como exemplo, fala-se por aí [pejorativamente] que as manifestações são de classe média. E daí??? A Revolução Francesa foi engendrada por quem? A independência do Brasil foi empreendida por quem? Pro zé ninguém, aqui em baixo, as leis são diferentes. Que leis? Lembre-se, também, que o povão ainda é a maior manobra eleitoreira desses senhores feudais. E pra isso temos o impeachment.

Ou seja, a luta não é classista, não é partidária. É nacional! Do empresário ao sertanejo nordestino. Do morador da metrópole aos índios.

Por favor, não se enganem com o comodismo e com as bebidinhas caras que vocês pagam em bailes de máscaras.

Os números e a realidade estão aí para nos mostrar quem está pagando caro e quem recebe tiros de verdade todos os dias: não é a polícia que bate em alguns jovens, o governo vem fazendo isso no seu bolso, na sua tranquilidade há muito tempo. E vem rindo, de barriga cheia e cabeça pesada. Entretanto, os velhos de Brasília não podem ser eternos.

Em Belém, cerca de 13 mil pessoas foram às ruas, contando com a participação de jovens, crianças, adultos e idosos. Foi uma passeata exemplar! Sem confusão, com respeito às diversidades, ao patrimônio público e à organização do evento. A Polícia Militar, e todos os agentes estatais envolvidos ali também merecem aplausos de pé da nação inteira, por terem conduzido a passeata no melhor entendimento de democracia e paz. Claro que tem aqueles imperceptíveis que se exaltaram, mas a polícia atuou rapidamente e sem confusão, permitindo a fluidez da caminhada.

Aliás, a primeira delas! Vamos nos fazer ouvir! Vamos para a rua! Estamos tendo a chance de nos afirmar, de arrasar! 

O Gigante acordou, SIM! Mas não no sentido de entender o que está acontecendo, o Brasil já estava acordado, mas acuado. 

Chamamos a atenção do Brasil! Fizemos barulho! E o gigante acordou... 

Agora só falta o Davi levantar da cama!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário